- (11) 96452-1121
- veramcsc@gmail.com
- Seg - Sex: 8h00 - 18h30
A nossa espiritualidade é sustentada por uma relação amorosa contemplativa com a realidade, que envolve o ser humano e nos chama a envolver-nos com os nossos irmãos e irmãs, contribuindo para restaurar neles a imagem de Deus.
Contemplando a sua realidade, você se sente chamada a olhar para si e para fora de si?
Você ouve no barulho do mundo um grito silencioso, mas alarmante, da mulher que busca a Deus, que quer ser restaurada por Deus, inclusive você?
Estes podem ser sinais que Deus coloca em seu caminho, para torná-la um caminho no dom de si mesma para maior glória de Deus e bem dos outros.
Da gratidão pelo dom da vida brota um forte amor por Jesus, arrebatado pelo seu olhar, sente-se a coragem de deixar o resto pelo que mais importa na vida: Jesus.
A mediocridade cotidiana dá espaço para ir além da realidade que nos cerca, para olhar outro horizonte, vivemos para imitar Jesus.
É um caminho de compreensão e configuração com a pessoa de Jesus, é um caminho que se começa e se continua ao longo da vida.
Os períodos iniciais deste dia incluem: Aspirantado, ou Postulantado, ou Noviciado. Durante estes períodos de orientação, a jovem é chamada a aprender livremente no caminho do discernimento vocacional e amadurecimento em todas as fases. É uma edificação como mulher e como Cristo, considerando a vocação do dom e (para) aproveitar a possibilidade de orientar sua vida para uma consagração total ao Senhor
Deus no Seu Imenso Amor Fala a mim, a nós, como a amigos e fala comigo para me convidar e me admitir à comunhão Consigo (cf. Catecismo 142). A resposta livre é sustentada pelo próprio Deus que não me deixa só, vem ao meu encontro com a fé que me leva à realização de mim mesma, distancia-me da recusa do seu dom e aumenta em mim a consciência de que Deus tem um plano para mim e esse pecado não está interessado neste projeto, ele quer o meu fracasso. A minha resposta é decisiva para a minha vida, ou me contento com as coisas criadas ou procuro o seu Criador, O Verdadeiro Bem.
Com a sua chamada interior, Deus desperta a nossa liberdade e oferece-se como meta para a nossa pesquisa que tem como meta final o encontro com Ele, para sempre. Deus não nos deixa sozinhas nesta busca, vem ao nosso encontro publicamente na história, enviando o Seu Filho Jesus Cristo que nos revela o caminho da salvação, percorrendo toda a nossa vida, desde o nascimento até à morte, vencendo de fato a morte e vencendo o pecado com a ressurreição.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos céus em Cristo. Nele nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele em amor, predestinando-nos para sermos seus filhos adotivos por meio da Obra de Jesus Cristo…” (Efésios 1:3-5).
O período que se segue ao noviciado constitui a fase em que a jovem religiosa amadurece a própria identidade, vivendo como consagrada a Deus, numa relação de amor recíproco com Aquele que a escolheu e a envia a trabalhar pela salvação. Esta etapa convida a jovem a conformar-se mais intimamente com Cristo, vivendo os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência à luz da missão do Instituto. Os votos são um verdadeiro caminho de liberdade do coração que nos torna mais parecidos com Jesus.
A consagração total a Deus realiza-se plenamente na profissão perpétua. Ao chegar a esta etapa, a irmã já manifesta a autenticidade de sua vocação, dá prova de fidelidade aos votos religiosos e à espiritualidade do Instituto e um vive sentimento de pertenimento a eles. Com a profissão perpétua, a irmã pertence ao Senhor como oferenda de perfume agradável, e põe a sua vida ao serviço dos bens dos irmãos e para a maior glória de Deus.
Ao longo da nossa vida continuamos assiduamente a nossa formação espiritual, doutrinal e prática para permanecermos fiéis à nossa vocação e sermos testemunhas críveis do Amor Redentor de Cristo.