
- (11) 96452-1121
- veramcsc@gmail.com
- Seg - Sex: 8h00 - 18h30
Primeiro precisa sentir-se chamada por Deus e desejar responder ao seu chamado dentro da vida religiosa, pois, a vocação é um dom recebido e não uma profissão.
Para tornar-se religiosa entre as Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração é necessário fazer um período de acompanhamento, aproximadamente um ano, antes de entrar na Congregação. Este período ajuda a candidata a discernir melhor o que Deus está lhe pedindo
O acompanhamento vocacional é um tempo de aproximadamente um ano onde a candidata tem a oportunidade de conhecer mais de perto a Congregação e vice e versa. Durante este tempo a Congregação oferece, todo 1º domingo de cada mês, encontros de Formação e aprofundamento da própria vocação. Dessa maneira a candidata pode discernir com mais tranqüilidade e consciência a sua escolha e a Congregação também pode observar se a mesma é apta para ingressar no aspirantado.
Não tem um tempo determinado porque depende da maturidade, da abertura e assertividade da candidata diante da proposta de formação que lhe é oferecida. Geralmente, a formação inicial (aspirantado, postulantado e noviciado) tem uma duração aproximativa de 5 anos, depois deste período de formação se a pessoa for considerada apta para vida religiosa e sendo também o seu desejo, ela professa os votos temporários de castidade, pobreza e obediência, recebe o hábito de religiosa, o crucifixo e as Constituições da Congregação. Depois de 5 anos de votos temporários (os quais são renovados a cada ano se este for o desejo da pessoa, caso contrário após um ano a pessoa pode pedir dispensa dos votos) a jovem Irmã pode pedir de fazer os votos “in perpétuo”, ou seja, de modo definitivo.
Se você já namorou isto não a impede de ser uma religiosa. Importante é que sua escolha seja feita como uma resposta à Deus que te chama e não porque decepcionou-se no namoro.
A Vida Religiosa é vivida contemplando todos os aspectos necessários para a felicidade do ser humano. Temos nossos horários de oração diária que compreende 3 horas de oração (manhã, tarde, noite e oração pessoal), de pastoral (catequese, formações nas paróquias…), comunitários e de lazer. Para maior aprofundamento ver acesse aqui.
Uma boa candidata é normal, gosta de passear, de divertir-se, de namorar, de estar com os outros, ou ainda pode preferir de ficar com a família, “ser caseira” etc., o importante é que diante do chamado de Deus e com sua graça consiga escolher os valores que o próprio Jesus escolheu e assim tornar-se uma boa religiosa.
Para iniciar a formação dentro da Congregação, ou seja, o aspirantado, a candidata precisa ter concluído o 2º grau.
É sentir-se uma “mulher” no seu sentido pleno, capaz de dar amor e receber amor; capaz de ser uma ótima esposa e mãe, e contudo ser capaz de escolher de ser “esposa” de Cristo para doar-se à todos como mãe, como irmã. Só a mulher que experimenta em si a capacidade de ser uma ótima esposa e uma excelente mãe pode tornar-se uma boa religiosa.
Somos as Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração, Instituto fundado por Dom Eustáquio Montemurro. Realizamos nossa missão no serviço apostólico colaborando na obra evangelizadora da Igreja, sobretudo entre os mais pobres.