CARISMA E ESPIRITUALIDADE

Carisma e Espiritualidade na Vida e Missão do Padre Eustáquio

padre-eustaquio-carisma-espiritualidade-topo

Procurarei comunicar a todos a abundância de amor que Jesus Cristo nos traz, para que todos o amem e ninguém o ofenda (1) .

Você derramou seu Preciosíssimo Sangue até a última gota. E eis que você permite que eles lhe inflijam o último tormento. Furam-te o peito e sai o teu Coração generoso. A última gota é espremida; Você derramou tudo, mas seu Coração, receptáculo do amor celestial, já está descoberto para a adoração de seus filhos (2) .

Ah! Amado, que eu possa encontrar refúgio em seu coração, que eu possa me esconder em seu lado sangrento. Derrame sobre mim algumas gotas do Sangue do Getsêmani e do Calvário, purifique-me e faça-me seu para sempre (3) .

Oh! Sorte a minha se puder me abandonar e descansar no seu Lado Sagrado, nessa linda ferida de amor que emana chamas de caridade e incendeia os corações a cada momento (4) .

Eu sou o seu Sacerdote, mas quero ser o seu santo Sacerdote que zela pelo seu amor, pela saúde das almas, ovelhinhas, que você me confiará (5) .

Faça de mim seu apóstolo, Amor divino. Que eu sofra, sim, mas sofra pela tua santa causa, para ser apóstolo, para zelar pelo teu amor, pela tua glória e pela saúde das almas que te são queridas, redimidas com o teu Preciosíssimo Sangue (6) .

Ordena pois, meu lindo Mestre, ordena também ao servo exilado Eustáquio de Jesus e Maria e ele te obedecerá alegremente, alegremente, como se corresse para festejar e dançar […]; ele derramará suas ansiedades e ansiedades em seu Lado Sagrado e seus suspiros no lindo coração de sua Mãe e dele (7) .

Sim, meu Amado, apaixone-se por Ti, apaixone-se pelo seu Coração, apaixone-se pela sua vida, pela sua Paixão; que eu sempre te ame, sempre te contemple, fale aos corações e às almas sobre você e os traga de volta para você (8) .

Oh! Amantíssimo Coração do meu Jesus, dilacerado por mim pela lança de Longino, é precisamente essa tua grande ferida de amor que aumenta a minha fé, a minha esperança e me ilumina com santa caridade. E nele me refugio, nele me escondo e nele afundo; será minha salvação. Escondido dentro do seu Coração, compreendido por ele, oh! Não poderei perder-me: salvar-me-ei: serei doce vítima do amor ao Sagrado Coração, morrerei consumido pelo amor por ele […]. Recorro ao teu Coração como um asilo seguro, no teu Coração me escondo; o exilado encontra aqui o seu asilo seguro, aqui o seu doce ninho, o ninho do amor (9) .

Senhor, faça de mim um novo homem, vista-me com o manto de seus amantes. Isso é possível, se você quiser. Que eu seja uma testemunha para o mundo do que o amor de um Deus pode fazer. Eu te amo, Amado, eu te amo; para que eu possa testemunhar em todos os lugares os milagres que Tu realizas em mim (10) .

Pobre Mãe, a dor te conquistou, a dor te deixou muda. Você não geme ou geme. Stabat Mater doloroso… Ah! amai uma Mãe tão boa, uma Mãe tão santa, uma Mãe tão misericordiosa, que também neste momento, no meio da dor, vos aceita como seus filhos e pronuncia para vós as inefáveis ​​palavras de homenagem a Deus: Ecce Ancilla Domini (11) .

Procuremos assemelhar-nos a Maria Dolorosa e, quando a aflição nos atingir, lembremo-nos de que Ela é divinamente chamada aos tristes, a tornar-se boa, aos bons, a tornar-se ainda melhor, e aos escolhidos, a tornar-se anjo ( 12) .

Oh! Eu, linda Mãe, tenho orgulho de saber que sou teu filho, filho de Maria, filho de Nossa Senhora, filho de Maria das Dores, e te imploro, de mãos dadas, que me faça um santo, um grande santo e logo um santo (13) .

(1) EM, Epist ., II, p. 569, n. 44
(2) EM, Diário. 1904-5 , 2ª ed. pág. 118
(3) Ibid. , pág. 118-119
(4) Ibidem ., pág. 270
(5) Ibid. , pág. 267
(6) Ibid. , pág. 270
(7) Ibid. , pág. 218
(8) Ibid. , pág. 270
(9) Ibid. , pp. 281
(10) EM, Ibid ., pp. 282-283
(11) EM, Pregação , p. 83
(12) Ibid. , p.72
(13) EM, Diario spir., 1904-5 , 2ª ed. pág. 39