Projetos

Início » Projetos

 

Projeto Esperança

OBJETIVO GERAL
O PROJETO ESPERANÇA é uma entidade civil, beneficente filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter preventivo, visando a inclusão social através de atividades educacionais e culturais, proporcionando a garantia dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo o seu papel no desenvolvimento bio-psico-social do público-alvo, assegurando a freqüência escolar e conseqüentemente levar a um bom aproveitamento dos estudos, prevenindo a marginalização e minimizando a exclusão social, através de atividades sócio-educativas, no horário alternativo à escola formal. Afastar e prevenir as crianças e adolescentes da prostituição e do uso das drogas e bebidas alcoólicas.

A entidade atende crianças e adolescentes sem distinção de raça e credo religioso, pertencentes a família de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, proporcionando as mesmas a possibilidade de um desenvolvimento integral harmônico, favorecendo a integração na sociedade por meio do reforço escolar, suplementação alimentar, praticas desportivas, atividades artesanais, oficinas culturais, debates e trabalho sobre cidadania, religião, moral e ética.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA INSTITUIÇÃO
Nos seus trabalhos sócio-educativos, de assistência e promoção humana a Entidade tem como finalidade atender prioritariamente a população com baixos recursos em situação de risco e problemas particulares desde crianças e adolescentes com os seguintes objetivos específicos:

•  Família : fomentar a emancipação, fortalecendo os vínculos afetivos, acompanhando-a e ajudando-a a desenvolver o seu papel de geradora e educadora de cidadãos sadios no corpo e na mente, e mostrando que existem outras alternativas para ajudar no orçamento familiar que não seja a prostituição infanto/juvenil.

•  Crianças , adolescentes: garantir a proteção e não violação dos direitos da infância e juventude, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou credo religioso, favorecendo o desenvolvimento integral e harmônico dos mesmos e a integração na sociedade e no mundo do trabalho. Favorecer o acesso ao estudo e a prepará-los para enfrentar o risco da prostituição sem envolver-se ou cair nela, ajudando na luta contra o uso de drogas e de qualquer dependência química, com atividades preventivas, de emergência e de acompanhamento.

•  Saúde : atuar de modo particular com ação preventiva no combate a fome, detectando e auxiliando as crianças com problema de desnutrição. Quer, com a distribuição de alimentos, roupa, ajuda financeira e outra, visando diminuir o sofrimento e o desespero de quem não tem o necessário para viver dignamente, procurando infundir a esperança.

•  A comunidade local: envolver o entorno, sensibilizando acerca dos objetivos propostos, aproximando a comunidade do projeto, disponibilizando todos os recursos humanos, econômicos e materiais, para ser agente ativo de promoção e transformação na sociedade, buscando apoio na rede socioassistencial oferecida na cidade e região.

CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Esperança atende uma população, na grande maioria, oriunda dos bairros, caracterizados como bairros carentes, localizados nos bolsões de pobreza da cidade.

Na grande maioria são famílias numerosas, com problema de violência doméstica, com falta da figura paterna, ou a mesma com sérios problemas de alcoolismo ou droga e desemprego, cuja ocupação principal é de trabalhador braçal, operário com trabalhos ocasionais e bóia - fria. As mães, muitas solteiras, com baixa escolaridade, não possuem o ensino fundamental completo.

A renda familiar é constituída de um ou dois salários mínimos, situando-se abaixo da linha de pobreza.

PÚBLICO-ALVO
Atender 200 crianças/adolescentes, de ambos os sexos, divididos em grupos de 1ª série, 2ª série, 3ª e 4ª série, de 5 a .a 8 a serie. Considerando a idade, respeitando suas capacidades individuais e a escolaridade dos atendidos, no horário alternativo ao horário escolar, de segunda a sexta.

A imprescindível participação das voluntárias : A participação da comunidade local, através de pessoas voluntárias, vem contribuindo substancialmente na dinamização dos serviços e na própria integração social dos atendidos.

Elas estão sempre se articulando para colaborar com as atividades do projeto, conscientes das dificuldades que se apresentam.

Essa participação social do voluntariado é muito importante, pois só com sua cooperação tem sido possível manter a qualidade nos serviços prestados, bem como a diversificação das atividades que possibilitam a real inclusão social.

Realização de eventos : Promove uma leitura do calendário e dos espaços culturais, favorecendo a valorização das raízes, através de realização de festas e participação em eventos.

Projeto Estrela

Oferece atendimento a 150 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, apresentando situação de carência socioeconômica, exclusão social e vulnerabilidade à violência.

Objetivo:
Proteção, desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes, tendo como principio um propósito de ações integradas entre família, escola e comunidade.

Seu público alvo: Crianças, adolescentes e famílias moradoras em bairros periféricos, pontuados como principais focos da demanda da assistência social, em razão dos seus índices de pobreza, fatores de risco, abandono, violência e desestruturação familiar.

Histórico:
No ano de 1987 foi iniciado na Creche o projeto ESTRELA ( Esporte , Trabalho , Reforço e Lazer ), visando atender as crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 16 anos . Esse projeto nasceu da realidade vivida pelas crianças que ao completarem 7 anos saíam da creche , perdendo importante vínculo institucional de apoio . Em sua maioria , não conseguiam nem terminar o primeiro ano escolar , por falta de incentivo aos estudos , acompanhamento e até mesmo recursos , resultando em aumento da demanda cuja escola era a rua .

Assim , com muito esforço e sacrifício , foi iniciado o projeto ESTRELA , que visa tirar crianças e adolescentes da situação de rua , oferecendo-lhes, através de esportes , trabalho , reforço escolar , lazer , atendimento médico , nutricional e psicopedagógico, a possibilidade de ingressar e permanecer na escola , diminuindo a evasão escolar ; a possibilidade de descobrir as próprias capacidades e adquirir confiança em si mesma , sentir o gosto de uma vida sadia e produtiva ; desenvolver o sentido de responsabilidade e liberdade .

Para dar continuidade às suas programações, a entidade vem obtendo com financiamento dos seus projetos junto ao poder público municipal, estadual e federal , além de parcerias com diversas organizações governamentais e não-governamentais. Também , para complementar os recursos financeiros, são promovidos eventos diversos como almoços e bazares beneficentes com a ajuda dos voluntários .

Com o passar dos anos, a Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração vem consolidando sua atuação junto à comunidade, sendo hoje uma referência de atendimento a famílias e pessoas que necessitam da sua assistência.
Atividades: desenvolve ações de proteção social básica direcionadas a crianças e adolescentes, oferecendo-lhes oportunidades de participação social e desenvolvimento integral. Trata-se de um espaço de convivência, amizade, realização pessoal, sonhos e vivência da cidadania. Seu leque de atividades é amplo e possibilita opções diversificadas de práticas como: música, teatro, cenografia, figurino, danças regionais, ballet clássico, jazz, judô, capoeira, natação, artes plásticas, fanfarra, rodas de conversa. Busca assegurar a prevenção a fatores de risco, pessoais, familiares e comunitarios. Uma forma agradável de demonstrar aos participantes o quanto são importantes, é a acolhida carinhosa dispensada a eles diariamente: as crianças e jovens são recepcionados individualmente no portão de entrada da entidade por seus monitores e coordenadores, tornando essa chegada mais alegre e envolvente. Seguem para suas salas de referência onde acomodam seus pertences, recebem boas vindas por parte do monitor responsável pelo grupo, com música ambiente suave na sala. A seguir, num bate-papo, falam de suas expectativas, seus sentimentos e sonhos, diminuindo assim, a agressividade. Depois desse momento de acolhida, seguem para o refeitório, onde são cumprimentados pela equipe da cozinha, comentando sobre o cardápio e a importância da alimentação saudável, com ingredientes naturais e nutritivos. Realizam orações de agradecimento pelo alimento e confraternizam-se à mesa, onde realizam suas refeições. Essa acolhida e descontração fazem a abertura para a seqüência das atividades do Projeto. Os participantes são recebidos com delicadeza em todos os espaços onde interagem, de forma a sentirem prazer em estar ali.

Relatam sentirem-se muito à vontade nesse espaço do Projeto Estrela. Quanto ao processo de aprendizagem, a expectativa é a de gerar alegria no ato de estudar, de conhecer, de ampliar seu universo cultural, motivados a uma busca constante. É através desse sentimento de alegria que encontram caminhos para realização dos seus potenciais e sonhos.
É bastante valorizada a compreensão do mundo atual com suas rápidas transformações , seu desenvolvimento tecnológico, a integração de países e mercados: a globalização. No que se refere às relações interpessoais, espera-se que adquiram recursos pessoais interiores para manter relacionamentos de qualidade: com colegas, professores, pessoas da comunidade, pais, irmãos e familiares em geral.

O respeito à natureza e ao meio ambiente é priorizado durante toda a programação, favorecendo a conciência da responsabilidade de cada um perante o planeta Terra.

Com a família as diretrizes são voltadas ao incentivo da participação dos pais nas atividades, visando o fortalecimento dos vínculos afetivos. Em situações especiais são elaborados diagnósticos pautados em estudos e visitas domiciliares, visando intervenção técnica social. Há atendimento psicológico individual e em grupo, favorecendo a superação de dificuldades de aprendizagem e conflitos do cotidiano.

Projeto Sagrado Coração

 

O PROJETO SAGRADO CORAÇÃO situa-se na rua Silvino Ferreira do Nascimento, 102, bairro Itapoã em Ivinhema - MS.

PROJETO SAGRADO CORAÇÃO iniciou em julho de 1988, é uma entidade filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional , sem fins lucrativos , que visa apoiar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, sem distinção de cor, raça e religião, preferindo de modo particular os mais necessitados.

A pobreza das famílias dos atendidos leva os mesmos a se evadir da escola e procurar trabalho, confrontando-se com o mundo da droga, da violência, da marginalização e da prostituição. Este projeto tem como objetivo garantir uma vida mais digna para a criança e o adolescente, proporcionando-lhe um desenvolvimento bio-psico-social e a possibilidade da freqüência escolar.

OBJETIVOS:

• Tem como fim proporcionar as crianças/adolescentes amplas possibilidade de compreender o mundo em que vive e nele agir, a partir da utilização do conhecimento, constituído por meio dos componentes curriculares (reforço escolar), das várias atividades de formação e da ação docente, despertando em cada um suas aptidões em consonância com os valores éticos e morais.
• Fornecer através de um programa de Educação, Esportes, cultura e alimentação a possibilidade às crianças e adolescentes dê alcançar um desenvolvimento intelectual e físico para formação de uma consciência crítica e responsável que vive e respeita os princípios democráticos e de cidadania.
• Levar às crianças/adolescentes a adquirir o estímulo para responder com todo o seu potencial a aprendizagem escolar, evitando assim a evasão escolar.

FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS

• O Projeto Sagrado Coração, como instituição religiosa, visa proporcionar à sua comunidade educativa uma vivência baseada nos valores sociais tais como verdade, sensibilidade, autonomia, competência, sociabilização e respeito.

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

A proposta do Sagrado Coração está baseada em princípios piagetianos onde são respeitadas as etapas de desenvolvimento de cada faixa etária.

•  Desenvolvemos uma pedagogia fundamentada no processo de interação entre o sujeito cognocente e o objeto cogniscível, proporcionando condições ao educando de construir seu próprio conhecimento.

•  As atividades tem o objetivo de fazer o aluno pensar, raciocinar, refletir, questionar, criar, permitindo sempre novos desafios e novas experiências buscando a sua competência como cidadão.

FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Para o projeto Sagrado Coração a visão não tradicional veio trazer uma nova relação entre monitores – aluno – conhecimento. O aluno torna-se construtor de seu próprio aprendizado, sendo ele o centro do processo. Quem realiza a aprendizagem é o aluno, cabendo ao monitor a função de mediador mantendo uma relação interativa com esse aluno e o seu conhecimento.

O monitor do Projeto cria situações favoráveis e significativas de aprendizagem, tendo a preocupação de verificar e observar qual a bagagem de conhecimentos que o aluno traz consigo . Ao monitor cabe o papel de acompanhar , orientar , criar atitudes e procedimentos que auxiliem as crianças e adolescentes nas suas tarefas e dificuldades escolares .

ATIVIDADES:

EDUCATIVAS
Favorecem um caminhar próprio para aprendizagem, possibilitando a descoberta do conhecimento a partir de atividades lúdicas. A ênfase é dada àquelas atividades que se voltam para o desenvolvimento da capacidade sensitiva e criativa, como a pintura, a colagem, a música, os jogos recreativos e pedagógicos, o fantoche, a reutilização de sucata, entre outros.

Articula-se a arte, o lúdico e a educação, com a finalidade de fazer com que as crianças e adolescentes consigam construir uma linguagem oral, gestual e corporal própria, que expresse suas formas de compreender o mundo, sendo um estímulo permanente à imaginação e à criatividade, desenvolvendo novas possibilidades de ser e sentir.

ESPORTIVAS E ARTÍSTICAS
As atividades esportivas visam a adoção e desenvolvimento do esporte como via integradora das diversas dimensões e agentes do processo educativo, buscando favorecer as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas nas crianças e adolescentes atendidos, a partir de atividades VÔLEI, CAPOEIRA, DANÇA, TEATROS, MÚSICAS. A ênfase é dada nos aspectos educacionais da prática esportiva privilegiando a formação de valores, como a cooperação, a participação, a solidariedade, a autonomia, a criatividade, entre outros.